A Comissão Nacional de Educação Contábil do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) realizaram, nos dias 29 e 30 de abril, na sede do CFC em Brasília (DF), um workshop de Capacitação de Multiplicadores das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Ciências Contábeis, tendo em vista que sua implementação aos currículos dos cursos de Ciências Contábeis se torna obrigatória para alunos ingressantes a partir de março de 2026.
A programação mesclou atividades formativas e práticas para que os representantes dos estados possam dar suporte às Instituições de Ensino Superior (IESs) nessa jornada de transformação das matrizes curriculares, que além de disciplinas técnicas, passarão a contar com atividades voltadas ao desenvolvimento de competências comportamentais (soft skills) e a incorporar atividades como estágio supervisionado ou laboratório de simulações em práticas contábeis, entre outras disposições.
O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) foi representando no evento pelos vice-presidentes Jefferson Paulo Martins (Administração e Finanças) e Laudelino Jochem (Desenvolvimento Profissional). Também representou o estado o vice-presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Elias Garcia, que é professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e avaliador para credenciamento e reconhecimento de cursos e faculdades no Ministério da Educação – MEC/INEP.
A programação contou com as seguintes atividades:
Palestras:
Dinâmicas em Grupo:
Sobre as novas DCNs do Curso de Ciências Contábeis:
Nos últimos anos, a sociedade vem sofrendo profundas transformações, com a globalização, avanços tecnológicos, a emergência da Agenda ESG, entre outras. Diante desse cenário, passou a ser crucial formar alinhar a formação de novos contadores a essas novas realidades. As novas diretrizes curriculares nascem nessa conjuntura, a partir de uma ampla discussão liderada pela Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC, com apoio da Abracicon, das academias regionais, IESs, acadêmicos, pesquisadores, profissionais que atuam no mercado, estudantes e demais interessados na temática.
O objetivo das novas DCNs é possibilitar que os novos contadores que chegarem ao mercado de trabalho a partir da sua implementação estejam totalmente ambientados com o meio digital, dominem novas tecnologias, entendam a relevância da agenda ESG e contem com habilidades que vão além dos aspectos técnicos da profissão, já que o documento prevê foco no ensino interdisciplinar e no desenvolvimento de soft skills, como comunicação, criatividade, liderança, trabalho em equipe, foco na solução, entre outros.