Atendendo à solicitação da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento do Município de Curitiba, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) reproduz a seguir o inteiro teor do Boletim Informativo nº 02/2025-SMFF, publicado em 15 de setembro, segunda-feira, tratando da indisponibilidade do ISS Curitiba registrada em 11/09/2025:
Na quinta-feira (11/09) foi detectada a instabilidade no sistema ISS Curitiba, o que prejudicou a emissão de notas fiscais, emissão de DAMs, e parcelamentos feitos neste sistema, no período das 9h30 às 16h30.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
1. Consultar se as NFS-e emitidas no período em questão, se encontram no sistema ISS Curitiba. Se não estiverem, precisarão ser reemitidas.
2. Não pagar o DAM do ISS emitido entre às 9h30 e 16h30, do dia 11/09. Reemitir o DAM vinculado às NFS-e, conforme o item 1.
3. Protocolar no PROCEC em Finanças, a “Solicitação de baixa de tributo pago não processado”, se o DAM do ISS já tiver sido pago, conforme o item 2, informando o problema ocorrido no dia 11/09.
4. Verificar se o parcelamento na origem se manteve ativo, em função de parcela paga, cujo o DAM tenha sido emitido no ISS Curitiba no referido período. Caso o parcelamento esteja cancelado pelo motivo da indisponibilidade, entre em contato pelo e-mail do suporte.
5. Converter o RPS - Recibo Provisório de Serviços em NFS-e dentro do ISS Curitiba até 20 de outubro, conforme disposto no Decreto nº 1712/2020, para quem utilizou esta contingência.
Suporte Técnico:
• E-mail oficial: isscuritiba@curitiba.pr.gov.br
IMPORTANTE: Fazer as verificações e entrar em contato, caso existam dúvidas e/ ou pendências com brevidade, para evitar problemas maiores.
Atenciosamente,
Mario Nakatani Junior
Superintendente Fiscal
Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento