Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano calendário 2024, encerra-se no dia 30 de maio de 2025. Caso a declaração não seja entregue até o fim do prazo legal, o contribuinte estará sujeito a multa de 1% a 20% ao mês do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74.

No dia 23, a Receita Federal do Brasil (RFB) abriu a consulta do 1º lote de restituição do IRPF, que será o maior lote já pago na história. O crédito bancário das 6.257.108 restituições será realizado ao longo do dia 30 de maio, no valor total de R$ 11 bilhões. O lote também inclui restituições residuais de exercícios anteriores. 

Parte desse valor será destinado aos contribuintes prioritários: idosos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério ou contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber a restituição via PIX.

Como consultar a restituição:

Assim que a consulta estiver disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção "Meu Imposto de Renda". Em seguida, basta clicar em "Consultar a Restituição". Além disso, a RFB disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.



Fonte: Receita Federal do Brasil

Reprodução permitida desde que citada a fonte.