O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) o edital de chapas habilitadas a concorrerem nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) listados para as eleições de 2025. A relação das chapas está disponível aqui.
Os conselheiros dos CRCs e os seus respectivos suplentes são eleitos para mandatos de quatro anos, por meio de eleição direta, com voto pessoal, secreto e obrigatório, segundo o Decreto-Lei n.º 1.040/1969 e a Resolução CFC n.º 1.750/2024. Para estarem aptos a votar, contadores e técnicos em contabilidade devem estar em situação cadastral e financeira regulares no CRC de sua jurisdição.
Ainda de acordo com a Resolução CFC n.º 1.750/2024, serão disponibilizadas, nos sítios eletrônicos do CFC e dos CRCs, no sistema de eleição e no aplicativo CRC Digital, no prazo mínimo de 10 dias da data de início da votação, as informações e instruções necessárias à participação do profissional no processo eleitoral, bem como orientações para acesso e utilização do sistema eletrônico de votação. Para a obtenção da senha de votação, o profissional deverá acessar o sítio eletrônico do sistema de eleição ou o aplicativo CRC Digital.
Regularização Cadastral deve ser realizada até 3/11
A regularidade na situação financeira e cadastral do profissional no CRC é condição indispensável ao exercício do voto. O prazo para a correção de inconsistências na situação financeira ou cadastral do profissional é de até dez dias antes da data da votação, ou seja, até o dia 3 de novembro.
CRCPR terá chapa única
Mais uma vez o Paraná terá chapa única no processo eleitoral de renovação de seu Plenário, denotando a satisfação da grande maioria dos profissionais contábeis do estado com a atuação do CRCPR, resultado também do trabalho harmônico entre as entidades contábeis paranaenses.
"A chapa única homologada é encabeçada pelo contador Jefferson Paulo Martins, nosso atual vice-presidente de Administração e Finanças e é composta por 18 postulantes a conselheiros efetivos e 18 suplentes", informa o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin. "O voto de cada um dos profissionais de nosso estado é essencial para ratificar a chapa e possibilitar que a entidade siga trabalhando pela classe contábil do Paraná como o mesmo empenho e harmonia", acrescenta. "Para tanto, aconselho a todos que atualizem seus cadastros e regularizem eventuais pendências financeiras junto ao órgão, assegurando seu direito a participar do processo eleitoral", finaliza.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.