Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

O CRCPR Docente chega à Cascavel no dia 21 de outubro, às 8h30, com um encontro presencial voltado a professores, coordenadores e dirigentes de Instituições de Ensino Superior (IES) para debater as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Ciências Contábeis, estabelecidas pela Resolução CNE/CES nº 01/2024. A atualização das diretrizes exige das IES uma revisão profunda nos projetos pedagógicos, com foco no desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e éticas que atendam às demandas do mercado e preparem os futuros profissionais para um cenário de inovações constantes. O evento será realizado na sede do CRCPR em Cascavel (Rua Salgado Filho, 1882).

Inscreva-se!

A programação será marcada por três palestras que abordam os principais desafios dessa mudança. Na abertura, Laudelino Jochem, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), discutirá “Qual é o profissional contábil que o mercado precisa?”, debatendo competências como o domínio tecnológico, visão estratégica, capacidade analítica e postura ética, além do impacto da digitalização e da inteligência artificial na profissão.

Seguindo a programação, Elias Garcia, vice-presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) apresentará “O Desafio das Novas Diretrizes Curriculares”, explicando ponto a ponto da norma, as implicações para a estrutura curricular contábil e a necessidade de metodologias que integrem teoria e prática na vivência acadêmica.

Encerrando a manhã de palestras, Cesiro Aparecido da Cunha Junior, coordenador da Comissão CRCPR Ensino, palestrará sobre o “Ensino por competências no ensino superior: desafios do professor no processo de adoção”, trazendo um debate sobre a transição do ensino tradicional para um modelo que exige novas estratégias didáticas, por ser baseado em novas competências, avaliação contínua e maior engajamento do docente no desenvolvimento do futuro profissional. 

Estarão presentes como mediadores dos debates o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Jefferson Paulo Martins e o gerente de Desenvolvimento Profissional da autarquia, Dirceu de Fátima Zonatto.

Após as palestras, a programação segue com a elaboração da “Carta a Cascavel”, documento que reúne conclusões e propostas para fortalecer a formação contábil no Paraná. 

As inscrições são gratuitas e o encontro é válido para pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC)


Reprodução permitida, desde que citada a fonte