Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


O boletim ACCPR em Foco é um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área. 


Os desafios da profissão contábil 

Mário Elmir Berti

"Quando eu resolvi abraçar de vez a profissão contábil, fui prestar vestibular, no início dos anos setenta, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O curso escolhido oferecia 60 vagas e se inscreveram apenas 54 candidatos. E, por incrível que possa parecer, fui aprovado.

De lá para cá, quanta coisa mudou. De uma profissão pouco almejada, passou a ser uma das mais concorridas. Isso porque as oportunidades são múltiplas, o leque para os serviços profissionais de um contador se abriu de maneira exponencial, além, é claro, de passar a ser uma profissão mais valorizada.

Tanto quanto gostaríamos e mereceríamos? Penso que ainda não, porque não conseguimos nos dar o devido respeito. Ainda não temos a condição de sermos ouvidos pelas autoridades constituídas, no que concerne à implantação da legislação, especialmente a tributária.


Quem mais tem o conhecimento para saber as consequências das alterações no dia a dia das empresas, que não o contador?!

Aqui cabe ressaltar que nem sempre (ou quase nunca) os fazedores das leis têm plena noção do que acontecerá na prática. É bem verdade que os órgãos de classe fazem um enorme esforço neste sentido e há que se louvar as suas existências, sem as quais seria bem pior.

Dentro deste prisma, gostaria de sugerir que os profissionais, de alguma forma, contribuam com seu conhecimento e inteligência, engrossando as fileiras dos órgãos de classe, porque nós temos por obrigação que devolver para a profissão aquilo que ela nos proporciona. Só assim, poderemos um dia dizer que felizmente entenderam o quanto podemos ser úteis na aplicação da legislação.

Portanto, ser profissional contábil significa ser aquele que analisa, interpreta, utiliza a informação e a transforma para seu cliente.

Ainda sou otimista com respeito à nossa profissão, pois numa análise do mundo atual, onde a velocidade das alterações e das informações é espantosa, podemos dizer que estamos na crista da onda.

Senão, vejamos, há algum tempo, as grandes e milionárias organizações eram as indústrias e o comércio em larga escala. Hoje, as grandes fortunas estão nas mãos dos magnatas da tecnologia.

E qual o rico produto que eles entregam? A informação!

E o que nós profissionais contábeis podemos fornecer a nossos clientes senão a informação?! Informação que gera controle, situação econômica, norteadora de tomada de decisões, cumprimento de obrigações fiscais, diagnóstico, perícia, auditoria, etc.

Sendo assim, meus caros colegas, podem se orgulhar de sua profissão, mas não basta a ela pertencer. Há que se preparar, se especializar, se dedicar e agir com ética e profissionalismo.

Lembrando que toda a ascensão que tivemos não se deu por acaso. Sempre existiu, por detrás dos avanços, algum colega lutando bravamente pelo nosso espaço. Por outro lado, sem a colaboração e o engajamento de muitos, não seria possível subir os difíceis degraus do reconhecimento. Por isso, a importância de respeitarmos e de nos oferecermos para fazer parte desta tropa de catadores do reconhecimento. Sucesso!"

     Artigo por Mário Elmir Berti 



As informações e opiniões manifestadas neste artigo são de inteira responsabilidade dos autores, e não necessariamente refletem posições do CRCPR ou são endossadas pela entidade. 

Reprodução permitida desde que citada a fonte.