Durante o mês de agosto, a Comissão CRCPR Mulher reforça a campanha Agosto Lilás, voltada à conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Neste ano, a mensagem principal da iniciativa é: “Se não é seguro para todas, não é seguro para ninguém”.
Segundo o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado neste mês, 1.492 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2024, o que representa uma média de 4 feminicídios por dia. A maior parte das vítimas eram mulheres negras (63,6%), com idade entre 18 e 44 anos (70,5%). Mais da metade dos crimes ocorreram dentro da casa da vítima (64,3%), e 8 em cada 10 feminicídios foram cometidos por companheiros ou ex-companheiros.
Os números alarmantes reforçam a necessidade de ações de enfrentamento em todas as áreas da sociedade, inclusive na contabilidade.
“Essa não é uma luta apenas das mulheres, mas de toda a sociedade. Denunciar é o primeiro passo para acabar com esse ciclo. Juntas somos mais fortes”, destaca o mote da campanha, que busca mobilizar os profissionais contábeis para a construção de um ambiente mais seguro e equitativo. Para denunciar, disque 180!
14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista
Ainda destacando o protagonismo da mulher e reforçando o compromisso da classe com a conscientização, aproxima-se o 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista (14º ENMC), evento que reúne profissionais de todo o país para debater liderança, inovação e igualdade de oportunidades. O evento acontece entre os dias 24 e 26 de setembro, na cidade de Natal (RN). Inscreva-se aqui para o evento!
O tradicional encontro reforça que o enfrentamento à violência e a promoção da igualdade caminham lado a lado: garantir voz, espaço e segurança também diz respeito a valorização da presença das mulheres no mercado de trabalho.
A programação inclui mais de 25 opções de palestras, fóruns e oficinas que buscam refletir sobre o papel da mulher na contabilidade, compartilhar experiências e impulsionar novos caminhos para a profissão. As temáticas estão divididas em eixos, como Tecnologia, Empreendedorismo, Perícia, Auditoria, Governança e Saúde. Acesse aqui a programação completa!
Inscreva-se aqui para o evento!
Neste mês, a mensagem é clara: “Se não é seguro para todas, não é seguro para ninguém”. É hora de agir, exigir liberdade, valorizar as conquistas e construir um futuro mais seguro, justo e igualitário para todas.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.