youtube twitter facebook
certidão de
regularidade
traço vertical box
guia de
pagamento /
parcelamento
traço vertical box
ouvidoria
traço vertical box
Carta de Serviços ao Usuário
traço vertical box
Anuidade 2020
traço vertical box
Portais
traço vertical box
Portal da Transparência
traço vertical box
logo CRCPR

SEFIP/GFIP - Disponibilizado 3º patch de atualização do SEFIP 8.4

Curitiba, 3 de maio de 2012.
O Programa SEFIP gera a GFIP e a guia de recolhimento do FGTS. A GFIP tem a função de prestar informações para a Receita Federal, Caixa, INSS e Ministério do Trabalho.

Recentemente foi disponibilizado o 3º patch de atualização da versão 8.4 do SEFIP que contempla as seguintes alterações:
1. Atualização da tabela CBO - Classificação Brasileira de Ocupações no aplicativo;
2. Ampliação do limitador da faixa PIS

Ampliação do limitador da faixa PIS – O que é isso?
O 3º patch de atualização solucionou o erro "300964 - Trabalhador com PIS/PASEP/CI inválido" apresentado pelo SEFIP quando da informação de trabalhador com número de PIS/PASEP/CI acima de 2499999999-9, passando agora o SEFIP a aceitar inscrição de numeração superior ao referido número.

Qual a importância de informar o número de PIS/PASEP/CI corretamente?
O Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, sistema que armazena as contribuições/remunerações dos trabalhadores para fins de futura concessão de benefícios previdenciários (auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria e outros), é alimentado pelo número de inscrição do trabalhador.

Exemplificando, se a empresa informa a Maria na GFIP/SEFIP com o PIS do José, o CNIS entenderá que a remuneração/contribuição informada é do José. Ou seja, o CNIS lê o número de inscrição, desconsiderando o nome do trabalhador.

Por outro lado, se for um trabalhador com direito ao depósito do FGFTS, como é o caso do empregado celetista (categoria 01), ao informar o número de PIS/PASEP/CI incorreto, o depósito do FGTS irá para a conta de outro trabalhador. Também, poderá haver problema no caso do trabalhador solicitar o seguro desemprego ou o abono do PIS.

Por isso, é importantíssimo informar corretamente o número do PIS/PASEP/CI, visando resguardar o direito do trabalhador e evitar problemas com o INSS, CAIXA e Ministério do Trabalho.

Preciso fazer backup do Sefip antes de instalar o 3º patch de atualização?
A empresa que gera a GFIP importando os dados diretamente da folha de pagamento, não precisa fazê-lo.

Porém, para a empresa que trabalha com a modalidade “Entrada de Dados” (digitação de dados diretamente no SEFIP), é recomendável fazer o Backup, pois ao instalar o patch de atualização as informações do Sefip serão perdidas. Assim, após atualizar o Sefip, a empresa restaura o Backup e recupera as informações.

Como realizar o bacupk no Sefip?
Sefip Ferramentas Fazer Backup

Onde encontro o 3º patch de atualização do Sefip?
No sitio da RFB
http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/Alteracoes_SefipGefip.htm

No sitio da CAIXA, em: Downloads FGTS SEFIP/GRF SETUPSEFIPV84.EXE (22/03/2012)
http://www1.caixa.gov.br/Download/asp/download.asp





Comente este artigo
:: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores
:: Essa área é para você publicar sua opinião a respeito dos assuntos acima apresentados; dúvidas devem ser sanadas diretamente com o CRCPR pelos telefones apresentados no menu "Fale conosco" que aparece no cabeçalho da página

back


Pesquisa personalizada do CRCPR

<esc> - fechar x <esc> - fechar