youtube twitter facebook
certidão de
regularidade
traço vertical box
guia de
pagamento /
parcelamento
traço vertical box
ouvidoria
traço vertical box
Eleições 2017
traço vertical box
currículo
traço vertical box
editais,
publicações,
informativos e
anúncios
traço vertical box
Portal da Transparência
traço vertical box
logo CRCPR

Curitiba integra Redesim e consulta de viabilidade do imóvel agora pode ser feita em 48 horas

Curitiba, 21 de julho de 2017.
Curitiba deu um importante passo para facilitar a abertura de empresas. Nesta quarta-feira, 20, o prefeito Rafael Greca e o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Naim Akel, lançaram a primeira fase de implementação da Redesim - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. Agora, é possível consultar a viabilidade do imóvel para um negócio em 48 horas e com um envio único de documentos ao site da Junta Comercial.



imagem


O vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro, representou o presidente Marcos Rigoni, que conduzia, no momento da solenidade, reunião do Conselho Diretor da entidade.

A Redesim integra as plataformas dos diferentes órgãos responsáveis pela emissão do alvará comercial. O prefeito Rafael Greca salientou que a Redesim é um dos pontos do plano de governo e que, até o fim de 2017, estará totalmente implantada. “A cidade precisa dos empresários, do dinamismo da economia e da agilidade”, falou o prefeito aos convidados. “Não se pode penalizar a sociedade como um todo pelo medo do velho fantasma da burocracia”, ressaltou Greca.

Com a Redesim instalada, será desativada a antiga Consulta Prévia de Localização (CPL), que dará lugar à Consulta Prévia de Viabilidade. A consulta será feita online, por meio do site da Junta Comercial do Paraná, e o resultado sairá em 48 horas.

"Quando assumimos a gestão, quatro mil processos de CPLs estavam acumulados, mas superamos essa dificuldade com mutirões e empenho e agora apresentamos uma solução definitiva", disse o secretário municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César. O tempo de espera para o resultado das CPLs foi reduzido de 40 para sete dias no primeiro semestre.

De acordo a Secretaria de Urbanismo de Curitiba, a integração com a Jucepar pode permitir que o tempo de análise caia de 120 para até dois dias úteis. O sistema da CPV vai ser integrado ao Empresa Fácil Paraná a partir desta sexta-feira (21) às 18h. Serão 12 dias em que a integração funcionará em fase de testes para a realização de possíveis ajustes.

imagem
imagem
O presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel, enalteceu o envolvimento com as secretarias da Prefeitura e mostrou otimismo quanto ao sistema. “A Redesim nada mais é do que uma revolução silenciosa, que oferece uma porta única de entrada de documentos”, disse Akel.

Também participaram o assessor de informação e tecnologia, Leandro Vergara Raimundi, o consultor do Sebrae, Vinícius Milani, o comandante dos Bombeiros, Fabio Mariano de Oliveira, e o vereador Mauro Bobato.

Primeira fase

Na primeira fase de instalação da Redesim, os interessados em abrir um negócio poderão fazer um único envio de documentos, pelo portal da Junta Comercial. Os dados relativos ao imóvel serão encaminhados automaticamente para a Secretaria Municipal do Urbanismo, que poderá afirmar se o local está apto para comportar o negócio. O resultado sairá em 48 horas.

O sistema foi produzido em conjunto com a Secretaria de Informação e Tecnologia e demais parceiros e passará por uma fase de teste até que todos os detalhes sejam ajustados.

Na segunda fase, os empreendedores poderão solicitar as certidões do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e secretárias do Meio Ambiente também pelo sistema.



imagem


Com informações do SESCAP-PR e da Jucepar




Comente este artigo
:: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores
:: Essa área é para você publicar sua opinião a respeito dos assuntos acima apresentados; dúvidas devem ser sanadas diretamente com o CRCPR pelos telefones apresentados no menu "Fale conosco" que aparece no cabeçalho da página

back


Pesquisa personalizada do CRCPR

<esc> - fechar x <esc> - fechar